Anos de Instituto Vida
+ 0
Beneficiários/ano
+ 0
Impactos indiretos/ano
+ 0
Famílias impactadas
+ 0
Nas Redes Sociais
+ 0
Impactados nas Redes Sociais
+ 0
 

Do Projeto Vida ao Instituto VIDA.

O Instituto de Valorização, Inclusão e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Instituto VIDA) foi fundado em março de 2013, inicialmente, com o nome de Projeto Vida (PV), oferecia aulas de Futsal gratuitas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e o Projeto Vida Mulher: Aconselhamento, palestras e encontros com as mães ou mulheres responsáveis legais dos alunos, além de convidadas da comunidade. No primeiro ano, as aulas subdivididas em categorias contou com 80 alunos regulares. Além dos atendimentos, o PV incluiu em seu calendário o Torneio Danilo Lacerda, com ele veio a apadrinhamento do PV Futsal pelo ex-jogador da seleção de futsal Danilo Lacerda.

 Em 2014, o PV cresceu e passou a oferecer, além dos curso de futsal, aulas de reforço escolar, balé, inglês e música, finalizando o ano com cerca de 110 alunos regulares, já que a infraestrutura de nosso parceiro e nossos voluntários permitiam.
FUNDAÇÃO 9 DE MARÇO 2013

Novos desafios e diante de novas parcerias em 2015, as aulas de Futsal foram transferidas para a Quadra do Monte Belo, cedida pela Prefeitura Municipal de Taubaté, quadra esta que fora reinaugurada após passar por reformas, além da mudança para o novo espaço o PV abriu uma nova modalidade, oferecendo aulas de Jiu-Jitsu (em parceria com a Missão Resgate – Fonte Imaculada), e os outros projetos de Educação paralisados, devido a falta de infraestrutura. Encerramos o ano atendendo 140 alunos regulares de Futsal e Jiu Jitsu.

O ano de 2016, iniciou com a constituição legal do Projeto Vida como organização não governamental, alterando o seu nome para Instituto VIDA (Instituto de Valorização, Inclusão e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente). Novas parcerias com a empresa SpaceMaker e com Escola Estadual Antônio Magalhães Bastos, possibilitou a criação do Projeto Vida Sala de Estudo e PV Futsal na Escola, totalizando até o momento 200 alunos regulares em seus projetos PV na Escola, PV Futsal e PV Jiu-Jitsu. 

Em 2017, o Instituto inicia o ano com a concretização de novos projetos que potencializam o eixo de Educação e Assistência Social, em parceria com a empresa SpaceMaker, Instituto Mackenzie, Universidade de Taubaté e Unidade Móvel de Ensino da Prefeitura de Taubaté: Projeto Sala de Estudos: oferece um espaço de estudos e cursos para alunos e comunidade; Projeto Vida Família: oferece atendimento psicossocial, orientações a famílias de alunos e orientação vocacional; e o Projeto Combate à Repetência e à Evasão Escolar, com a integração definitiva da ferramenta de acompanhamento escolar dos alunos regulares.

Instituto de Valorização, Inclusão e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
 

Em 2018, os projetos vigentes em 2017 foram mantidos e aprimorados: PV Futsal, PV Jiu Jitsu, PV Sala de Estudos, PV Ballet e Retiro de Treinamento Intensivo no Sítio Paraíso localizado em Taubaté (SP). O apoio às famílias e aos alunos foram primordiais para criar bons relacionamentos na comunidade e apoiar o desenvolvimento escolar. 2019 iniciou com novidades, o Instituto VIDA entrou no Programa Jogando em Rede da Secretaria de Esportes de Taubaté, com promoção de atividades esportivas e artísticas. Os alunos dos projetos vigentes participaram do intercâmbio proposto pelo programa, dando a eles oportunidades e experiências, como a apresentação de teatro e ballet Teatro Metrópole de Taubaté. 

Nesse ano, também foi iniciado o grupo Conectados Kids, projeto com objetivo psicossocial para alunos até 12 anos, promovendo encontro da família, palestra com psicologa e dia de diversão. O Treinamento Intensivo realizado em Outubro/2019 contou com a presença do ex-jogador de futsal Danilo Lacerda, padrinho do projeto. O ano foi encerrado com um Espetáculo de Natal, reunindo 80 alunos com apresentações artísticas de canto, dança e teatro, contabilizando mais de 250 expectadores.

O ano de 2019 foi atípico, devido a pandemia, mas iniciou com o retorno do PV Música, com aula de canto e violão para os alunos. A pandemia trouxe desafios e o Instituto VIDA entrou no universo digital pra dar continuidade a assistência às famílias já atendidas nos anos anteriores:distribuição de cestas básicas, acompanhamento semanal dos alunos até 12 anos com a criação do Jornalzinho Conectados Kids, projeto pontual que levava até os alunos propostas semanais para melhor relacionamento familiar e entretenimento dos alunos.

O ano de 2020 foi de grande aprendizado, experiências e grandes desafios, o objetivo de levar o Instituto VIDA de forma criativa até às famílias aproximou o Instituto da comunidade e garantiu o apoio e assistencialismo proposto desde sua fundação. O ano encerrou-se com uma carreata de Natal que distribuiu kit especial de Natal às famílias assistidas. Em junho de 2021, o Instituto VIDA iniciou um novo polo de apoio para desenvolvimento do PV Jiu Jitsu e assistência a comunidade, o Espaço VIDA, localizado a Rua Sebastião Orseli Frugoli, 71, em frente a quadra que é cedida pela Prefeitura de Taubaté para realização dos treinos. Os projetos retornaram aos poucos, observando os cuidados do Ministério da Saúde e Prefeitura de Taubaté devido à pandemia.


O ano de 2022 foi de grandes passos, com início do Projeto Vida Universitária, que visa inserir e orientar ex-alunos do PV Futsal na graduação, tendo o apoio da Unicesumar EAD; aplicação de avaliação pedagógica para mensurar a defasagem escolar; fortalecimento do acompanhamento escolar dos alunos matriculados nos cursos regulares do Instituto; PV Cursos livres profissionalizantes; manutenção e aprimoramento dos projetos esportivos já vigentes: PV Futsal, PV Jiu Jitsu e PV Ginástica. Em junho de 2023, o polo Espaço Vida mudou sua localidade, mas ainda permanece próximo à quadra, na Rua José de Angelis, 1230, Campos Elíseos, onde mantém parceria com a IP Vida. O polo ganhou mais estrutura, ferramentas e espaço para contínuo desenvolvimento dos projetos esportivos, educacionais, acompanhamento escolar dos alunos, apoio à comunidade e para novas ações voltadas à educação que serão implantadas em 2024. Grandes parcerias foram mantidas e novas concretizadas: Spacemaker, Instituto Mackenzie, Gescrap, Vic Pani, Autoliv, Sistema Galileu de Ensino, IP Jardim Maria Augusta, entre outras.


O Instituto VIDA acredita e trabalha para a valorização, inclusão e desenvolvimento de toda a comunidade e caminha a passos representativos para manter a referência junto a comunidade assistida, tem por finalidades e objetivos estatutários:
I – Promoção gratuita da educação e esporte;
II – Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
III – Promover a inclusão social, educacional e cultural;
IV – Estimular o aprendizado e desenvolvimento através do esporte, da arte e da cultura;
V – Promover projetos e ações que visem o relacionamento familiar, bem como o respeito, o cuidado com a saúde e o diálogo;
VI – Estimular a parceria, o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais;
VII – A defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.


Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Sorella Studio
plugins premium WordPress